Bem Vindo ao
Centro de Formação e Inclusão Profissional

O Centro de formação e inclusão profissional é um projeto de caráter profissionalizante que preconiza em seu regimento interno a profissionalização de pessoas com alto nível de subsistência da nossa comunidade e região, onde priorizamos a seleção de pessoas que não estejam ingressadas no mercado de trabalho por falta de oportunidade e profissionalização.





Saiba mais sobre nós

Objetivo geral do projeto: Como é notório o aumento da desigualdade social em nosso país em geral, esse projeto foi criado para desenvolver a capacitação de pessoas para o mercado de trabalho, visto que a cada dia este se torna mais amplo e competitivo, sendo assim exigido cada vez mais a capacitação e profissionalização dos candidatos a esta seleção. E quando se trata de um ex-detento ou ex-dependente químico, essa seleção fica ainda mais restrita e às vezes até escassa por não ser corriqueiro em nossa sociedade a ressocialização dos mesmos.

Objetivos específicos: Capacitar e profissionalizar pessoas menos favorecidas na nossa cidade e região, tornando-as aptas pra o mercado de trabalho, bem como trazer a opção de geração de renda para as mesmas em sua própria casa, já que serão oferecidos cursos que torna sim isso possível.

Cursos oferecidos:

  • 1 - Eletricidade Predial: O eletricista passa a dominar os conhecimentos necessários para realizar instalações de quadros de distribuição de força, desligamento de aparelhos, substituição de componentes, testes na rede elétrica, identificação de defeitos.
  • 2 - Massagens relaxante e redutora: Proporcionar ao aluno conhecimentos da prática de massagens redutora e relaxante; demonstrar as possibilidades de aplicação dessas massagens em beneficio da estética e saúde respectivamente; revisar as principais definições e modalidades da massagem redutora e relaxante.
  • 3 - Colorimetria capilar: Percepção das cores, fisiologia capilar, pigmentos naturais, tipos de coloração, oxidantes bases, cores primarias e secundarias, fundo de clareamento, escolha da agua oxigenada, preparação da coloração, aplicação e cobertura de brancos.
  • 4 - Corte e escova: Técnicas de corte, escova, penteado, lavagem de cabelo, hidratação, manuseio de instrumentos e materiais.
  • 5 - Fabricação de produtos de limpeza: Técnicas de fabricação, manuseio, medidas, precauções, cuidados, higienização de recipientes.
  • 6 - Mecânica de Auto e Moto: Noções da ajustagem, montagem, metrologia básica, manutenção e funcionamento dos sistemas: eletro eletrônico, transmissão, freios, suspensão e direção.
  • 7 - Informática: O objetivo do curso de informática é contribuir coma diminuição da exclusão digital, contribuindo com o aprendizado através de cursos livres de informática, fornecendo assim não só informações básicas mais buscando explorar junto com o aluno o preparo para o mercado de trabalho. Esse curso será subdividido em três tipos: Rede de computadores; Web Designer; Montagem e Manutenção.

Duração do projeto/Cronograma de Execução das atividades: Os cursos terão duração entre 6 meses a 1 ano, conforme segue abaixo que pode ser ajustado de acordo com a necessidade.

  • 1 - Eletricidade Predial: 300 horas
  • 2 - Massagens relaxante e redutora: 100 horas
  • 3 - Calorimetria capilar: 100 horas
  • 4 - Corte e escova: 100 horas
  • 5 - Fabricação de produtos de limpeza: 150 horas
  • 6 - Mecânica de Auto e Moto: 400 horas
  • 7 - Informática:
    • ▸ Rede de computadores: 150 horas
    • ▸ Web Designer: 150 horas
    • ▸ Montagem e Manutenção de micro: 200 horas

Público do projeto: Inicialmente 300 pessoas da comunidade, não aceitas pelo mercado de trabalho, por não serem aptas para exercerem funções, por falta de profissionalismo, exatamente por não terem tido oportunidades de profissionalização qualificada, dentre elas ex-detentos e ex-dependentes químicos, que moram na comunidade onde está inserida a sede da IDE- Projetos Sociais, local este que funcionará o Centro de Formação e Inclusão Profissional, onde estes não conseguiram, por descriminação em muitos casos, se inserir no mercado de trabalho.

Metodologia/Atividades: Os cursos oferecidos serão divididos nos dias úteis da semana, de acordo coma grade de carga horária, onde cada pessoa pode escolher um ou mais curso desde que os cursos não sejam no mesmo horário.

Cronograma de Atividades: Cada pessoa inscrita terá que seguir rigorosamente o regimento interno do projeto, onde cada curso terá sua grade horária semanal que será devidamente executada por cada participante. Segue abaixo o que será visto em cada curso oferecido:

  • 1 - Eletricidade Predial: O curso habilita profissionais para realizar serviços nas redes de distribuição de energia elétrica, de acordo com o planejamento pré- estabelecido, as técnicas e normas de segurança.
  • 2 - Massagens relaxante e redutora: Este curso é direcionado aos profissionais de diversas áreas de conhecimento e estudantes que desejam atualizar-se no assunto, que estão em busca de novos desafios, e desejam obter maior aprendizado sobre massagens.
  • 3 - Colorimetria capilar: Este curso tem como objetivo introduzir interessados a ingressar no setor de coloração de cabelos, ensinado desde a fisiologia capilar, e conhecimento de bases, nuances a fim de promover segurança na rotina de um salão de beleza, bem como capacitar o aluno no setor de coloração capilar a fim de que consiga trabalhar mais seguro e se desenvolver.
  • 4 - Corte e escova: O participante aplica diferentes técnicas para cortar e escovar cabelos, utilizando produtos e equipamentos adequados às técnicas de corte e escova, aplicando a ética profissional no respeito a individualidade de cada pessoa.
  • 5 - Fabricação de produtos de limpeza: O curso abrange questões praticas de como fabricar produtos de limpeza com equipamentos e instalações simples, além, de técnicas de manuseio, preparo e armazenamento corretos da produção, seguindo as normas técnicas que garantem a qualidade de sua produção, para que a mesma possa ser usada e comercializada com total segurança.
  • 6 - Mecânica de Auto e Moto: Proporcionar aos alunos o conhecimento necessário à aplicação e interpretação de conceitos físicos e mecânicos, e tem como objetivo explorar os principais temas relacionados à mecânica automotiva e motociclista, desde os conceitos básicos até a conceituação de funcionamento de funções dos sistemas complexos, como sistemas mecânicos e principais secundários.
  • 7 - Informática:
    • ▸ Rede de computadores: Esse curso é ideal para aqueles com pouca ou nenhuma experiência na área de redes. Será visto: histórico e evolução das redes de computadores; objetivos e desafios das redes; componentes de uma rede de computadores; componentes da infraestrutura de redes; dispositivo de rede, entre outros.
    • ▸ Web Designer: O curso de Web Designer é uma maneira de aprender rapidamente, sem investimento algum, sobre uma das profissões mais bem pagas da atualidade na área da informática. O objetivo do curso é qualificar o aluno a criar sites pessoais e empresariais de qualidade profissional. Será visto: criando documentos HTML; formatação de textos; controle de cores e gráficos de fundo; links; listas; imagens; tabelas; cores; tipologia, entre outros.
    • ▸ Montagem e manutenção de micro: o objetivo desse curso é preparar profissionais como técnicos para concerto, manutenção, configuração e montagem de microcomputadores.

Resultados: Sabemos que os resultados serão de grande impacto na sustentabilidade de cada família participante, pois os cursos oferecidos são bastante abrangentes na nossa cidade, gerando assim mais opção de profissionais capacitados para o mercado de trabalho.

Estrutura para realização do projeto: O projeto funcionará em um prédio com salas estruturadas e equipadas e climatizadas, para melhor capacitar os novos profissionais, com banheiros feminino e masculino e acessibilidade, secretaria, sala de professores, área de convivência.

Diferencial do projeto: Tudo será oferecido de forma gratuita e com qualidade, e cada pessoa poderá se inscrever em mais de um curso aumentando assim a capacitação profissional e a possibilidade de preencher vagas no mercado de trabalho. Alem disso também ofereceremos uma creche chamada Pequeninos Babies onde os filhos de cada participante serão beneficiados enquanto seus pais estão se profissionalizando, sabemos que isso faz desse projeto, um grande diferencial, pois alem de contemplar os adultos às crianças dos mesmos serão também beneficiadas.

Impactos: Será muito forte o impacto na vida de cada pessoa dessas, que não tem oportunidade de trabalho, e vive em uma vida de descriminação e com alto nível de subsistência. Pois serão capacitadas a ingressar no mercado de trabalho.